top of page

Início da Formação

Desde muito jovem sempre demonstrei interesse por música, principalmente por trilhas sonoras de filmes, jogos e séries que marcaram a minha infância. Iniciei meus estudos com o violão aos oito anos, e depois disso, nunca parei de tocar.

Composição e Guitarra

Em 2018, ingressei no curso de Guitarra Popular na Faculdade de Música Souza Lima, e me formei em 2021 com especialização em Composição e Arranjo.

A faculdade possibilitou com que eu fizesse contato com diversos destaques no meio musical da atualidade, como o contrabaixista Sizão Machado, o compositor e arranjador Rodrigo Morte, o compositor e arranjador Douglas Fonseca, o produtor Rodrigo de Castro Lopes, além de muitos outros.

Shamisen

Em 2017 tive a oportunidade de visitar o Japão, e lá comprei o meu primeiro Shamisen. Logo em seguida do meu retorno ao Brasil, dei início aos estudos desse instrumento, com o sensei Alvaro Nishikawa.

No ano de 2018, me tornei membro do Grupo Min, um grupo que pratica e estuda Minyo (música folcórica japonesa). Nesse grupo, tive a oportunidade de realizar diversas apresentações e workshops. Alguns destaques seriam a minha participação na Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa (no 21º Festival do Japão), com a presença ilustre da princesa Mako, e a comemoração de 30 Anos de Esashi Oiwake no Brasil, pelo espetáulo MUKAI - Mar de Sonhos, com a participação de campeões japoneses desse concurso, além da presença do prefeito da cidade de Esashi.

Em 2021, participei do Primeiro Concurso Latino Americano de Tsugaru Shamisen, e tive a grande honra de receber a primeira colocação nas categorias "Duplas e Trios", "Moderno" e "Solo". Este concurso teve como avaliadores grandes nomes da música japonesa tanto dentro do Brasil quanto internacinalmente. Jurados como Alvaro Nishikawa, Gustavo Eda, Kiyo Kaito, grã mestre Tamie Kitahara, Tsukasa Kaito, Victor Barbosa, Yuzo Akahori, além da participação especial dos mestres Ginzaburo e Kinzaburo Abe.

Desde Janeiro de 2022, assumi a presidência do Grupo Min, e atualmente coordeno e organizo eventos para o mesmo. Além disso, juntamente com Alvaro Nishikawa e Victor Barbosa, fui o fundador da Escola Sawari, de Tsugaru Shamisen nesse mesmo mês.

Em Agosto de 2022, participei do Shamisen Day, no Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera. Além de ministrar três workshops de Tsugaru Shamisen através da Sawari, também participei do Palco Aberto do evento, e fui o responsável por elaborar e preparar o Grupo Min para uma apresentação em conjunto com o instrumentista Kinzaburou Abe (campeão do concurso japonês de Tsugaru Shamisen e líder do grupo Abeya), que nos visitou diretamente do Japão para isso.

Nesse mesmo ano, iniciei meus estudos com o sensei japonês Reigen Fujii, um destaque do shamisen moderno e vencedor de diversos concursos no Japão.

Em 2023, fui classificado para participar do Concurso Nacional de Tsugaru Shamisen (em Tóquio). Junto com outros três tocadores, fomos os primeiros basileiros a concorrer nesse campeonato. Nessa viagem, além da experiência do concurso em si, também tive a oportunidade de conhecer instrumentistas notáveis do shamisen, e apresentar junto com os irmãos Kinzaburou e Ginzaburou Abe em diversos momentos diferentes. Somado a isso, pude fazer aulas com o meu sensei de forma presencial, e também aprofundar o meu vocabuilário e técnica de shamisen. 

 

Após a viagem ao Japão, busquei transmitir um pouco do que vivi para o Brasil. Juntamente com o instrumentista André Imamura, iniciamos um projeto em dupla de Shamisen e Taiko. Finalmente, fiz apresentações e shows do Grupo Min, Kaito Shamidaiko e da minha própria banda, a Rodrigo Junji Shamisen. No final de 2023, o mestre Shinichi Kinoshita veio ao Brasil, e tive a oportunidade de de aprender e tocar com ele no Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera em São Paulo.

Em julho de 2024 gravei o primeiro álbum da Rodrigo Junji Shamisen, entitulado de "Kumihimo". Esse álbum conta com 11 faixas e dez composições autorais, e é o segundo álbum de Tsugaru Shamisen do Brasil. Nele, me acompanharam o Gabriel Cassaro (Contrabaixo), Lorenzo Flammia (Guitarra), Marcos Milito (Bateria) e o Japonego (Taiko e Fue).

Idendtidade Artística

Hoje, me identifico como um artista que se propõe a trabalhar em áreas diferentes da música, seja na composição de músicas, trilhas, elaboração de arranjos, mixagens, ou até mesmo em apresentações ao vivo.

Sempre busco um equilíbrio entre inovação e tradição, tentando mesclar conceitos dos dois backgrounds que sigo consolidando através da guitarra e do shamisen.

Formação

2018 - 2021

Faculdade de Música Souza Lima

2018

IX CLAEM - Congresso Latino Americano de Escuelas de Música

2017

III SLROCK: Simpósio Acadêmico e Curso de Extensão

Bacharel em Guitarra Popular, com especialização em Composiç​ão e Arranjo.

Congresso organizado por escolas de música parceiras da américa latina. Além de diversoso conceitos teóricos regionais abordados, também houve um intercâmbio cultural durante as praticas de bandas, com participantes de diversos países interagindo em um conjunto.

Curso de Extensão em Rock, coordenado pelo prof. dr. Ciro Visconti, no Conservatório de Música Souza Lima.

bottom of page